quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Título Original: Agora
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2009
SinopseSob o domínio Romano, a cidade de Alexandria é palco de uma das mais violentas rebeliões religiosas de toda história antiga. Judeus e Cristãos disputam a soberania política, econômica e religiosa da cidade. Entre o conflito, a bela e brilhante astrônoma Hypatia (Rachel Weisz) lidera um grupo de discipulos que luta para preservar a biblioteca de Alexandria. Dois deles disputam o seu amor: o prefeito Orestes (Oscar Isaac) e o jovem escravo Davus (Max Minghella). Entretanto, Hypatia terá que arriscar s sua vida em uma batalha histórica que mudará o destino da humanidade.




Outra produção hollywodiana que trata sobre a idade antiga, são muitos os filmes que tratam dessa parte da historia. Tais como os de guerra - Gladiador, Troia, 300 e também os que demonstram muito da cultura grega absorvida pelo mediterrâneo, como Helena de Troia e Alexandria.
Esse filme Alexandria, pode ser usado nas escolas para demonstrar a absorção da cultura grega, as cidades, as ciências gregas, como por exemplo a astrologia. Em muitas passagens a personagem principal cita astrólogos gregos antigos. É demonstrado nesse filme também a relação da cidade com o imperador. O imperador delegou as ordens quando a biblioteca estava para ser invadida pelos cristãos. Utilizar filmes para demonstrar a cultura antiga é um dos melhores meios para ensinar nas escolas, é preciso deixar claro que não foi do jeito que esta no filme, que aconteceu o fato, pois existe o mercado que o filme precisa lucrar, mas os filmes demonstram um pouco da cultura que ainda não foi perdida dos tempos antigos pra cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário