domingo, 20 de novembro de 2011

Surgimento da Pólis Grega

As cidades-estados gregas, surgiram num contexto de grandes mudanças econômicas e sociais. Os grandes impérios do oriente precisavam obter matéria prima, principalmente o ferro. No seculo XI a.C passam a buscar o ferro nas sociedades mediterrânicas. Essa busca dinamiza o mediterrano e traz um grande aumento populacional e um desenvolvimento dessas sociedades, tais como os gregos e os macedônicos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEina_ttaM6ldpny3Mwi63ndn-ZkSdgHwgBhLsgyNqyY3R-Wa-DDdQCKT3EuBEWdhfFofG_s1G06BSvdqA6GZoEu4FHLYO1cVeFr7P-sJMyq-hemS4grpez0g4oe5MpeqnfbfxMVcNqmGaI/s1600/9.JPG

A base das cidades-estados gregas é a ausência de um Rei, mas é preciso proteger a cidade,  portanto os os proprietários de terra se juntam para se proteger e resolver os problemas entre eles. Basicamente a Pólis Grega surgiu para a ratificação do poder comunitário de cada comunidade agriculta na Grécia. Esse poder comunitário era visto em todas as esferas. O exército e o ato de ser um cidadão com direitos são alguns desses exemplos de união e poder dentre os iguais, proprietários da terra.

 O exército das póleis gregas era composto seus próprios cidadãos. E a resolução dos problemas era feita por mecanismos públicos, onde a tomada de decisão era coletiva e cada proprietário de terra tinha por direito discursar e ser ouvido na Ágora.

Referencia Bibliografica: GUARINELLO, Noberto Luiz. "Cidades-estado na Antiguidade Clássica". In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla B. (Org.) Historia da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário